Segue abaixo uma lista dos filmes mais interessantes que passaram pela 37ª Mostra Internacional de Cinema e que já possuem distribuidora e estreia garantida (algum dia) no circuito comercial.
Obs.1: Lista organizada por ordem alfabética;
Obs.2: Há filmes que sei que irão estrear, porém não posso revelar de quais distribuidoras são, e consequentemente sua previsão de estreia;
Obs.3: Os filmes aqui presentes poderão ser atualizados no que se refere a data de estreia se houver algum tipo de manifestação e interesse por parte do leitor. Ademais, acompanhe as dicas do circuito postadas aqui, pois os filmes abaixo certamente entrarão nas listas dos seus respectivos meses de estreia.
3x3D (2013), de Jean-Luc Godard, Edgar Pêra e Peter Greenaway
Centrado na cidade de Guimarães, um lugar com mais de 2.000 anos, três diretores consagrados, Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, exploram o 3D e sua evolução no mundo do cinema. Just in Time, de Greenaway, explora a história da cidade, atravessando dois milênios ao redor do Paço dos Duques de Bragança. The Three Disasters, o vídeo-ensaio de Godard, é uma jornada pela história do cinema que questiona o que nos aguarda no futuro se o 2D tornar-se obsoleto. Cinesapiens, de Pêra, explora o papel do público na experiência de ver um filme, utilizando um grupo de espectadores dentro de um cinema em Guimarães. Distribuidora: Filmes da Mostra. Estreia exclusiva no CineSesc, em São Paulo, 27/12/13.
Avanti Popolo (2012), de Michael Wahrmann
Após separar-se da sua esposa, André volta a morar com o pai, que vive uma vida de espera e reclusão, ligado apenas à sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8mm, filmados pelo irmão antes de ele desaparecer, e decide projetar um deles. Mas o pai se recusa a reviver o passado. Distribuidora: Vitrine Filmes. Estreia prevista para 3/1/14.
Cães Errantes (Stray Dogs/Jiao you, 2013), de Tsai Ming-Liang
Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. Eles andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado? Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza. Distribuidora: Filmes da Mostra. Sem previsão de estreia por enquanto.
Club Sandwich (2013), de Fernando Eimbcke
Paloma e seu filho Hector estão passando as férias no litoral. Lá, Hector conhece Jazmin, uma adolescente com quem ele descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade. Distribuidora: Esfera Cultural. Previsão de estreia para 4/6/14.
Cortinas Fechadas (Pardé, 2013), de Jafar Panahi, Kamboziya Partovi
Os dois são fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio. Eles se escondem em uma casa de campo isolada, janelas cobertas por cortinas, e se observam com suspeita. Por que ele raspou a cabeça? Como ela sabe que ele está sendo perseguido pela polícia? Ambos são prisioneiros nessa casa fechada num lugar hostil. Vozes de policiais podem ser ouvidas à distância, mas também o som tranquilizante do mar. De repente, o diretor entra em cena e as cortinas se abrem. Instaura-se uma situação absurda: dois personagens de um roteiro, ambos à procura de seu diretor e observando-o. Melhor Roteiro no Festival de Berlim. Distribuidora: Esfera Cultural. Estreia prevista para 2/5/14.
Educação Sentimental (2013), de Júlio Bressane
Áurea, uma solitária professora, começa uma relação singular com um rapaz com quem encontra por acaso. Como uma alma sensível, ela se vê atraída por sua tocante beleza, o que a leva a perder-se. Nos dias seguintes à sua primeira conversa, Áurea acaba por revelar seus sentimentos durante as aulas particulares que dá ao rapaz. Isso leva à revelação de uma história incomum do passado que transformará o presente. Distribuidora: ArtHouse. Estreia prevista para 6/12/13.
Era Uma Vez em Tóquio (Tokyo Story/Tôkyô monogatari, 1953), de Yasujirô Ozu
Shukishi e Tomi Hirayama moram em uma pequena vila beirando o mar interior. Um casal idoso, ambos decidem visitar seus filhos, já adultos, que moram na cidade de Tóquio. Quando chegam lá, eles notam que os filhos estão muito ocupados com suas rotinas diárias para prestar atenção nos pais, tratando a companhia como obrigação. Yasujiro Ozu inspirou-se no filme americano A Cruz dos Anos (1937) para criar seu estudo de conflitos geracionais em um Japão pós-guerra. Na última enquete da revista britânica Sight & Sound com os 250 melhores filmes de todos os tempos, compilados das listas de 850 críticos de 73 países, Era uma Vez em Tóquio aparece em terceiro lugar, atrás apenas de Um Corpo que Cai (1958) e Cidadão Kane (1941). Distribuidora: Esfera Cultural. Estreia prevista para 17/1/14.
Ilo Ilo (2013), de Anthony Chen
Em 1997, durante a crise financeira asiática, Teresa, uma filipina recém-chegada a Cingapura em busca de uma vida melhor, torna-se empregada da família Lim. Eles tentam se adaptar à presença dessa nova estranha, que ameaça ainda mais a sua já tensa relação. Ainda assim, Teresa e Jiale, o problemático garoto de quem ela cuida, formam um vínculo. Essa conexão continua a se desenvolver, e Teresa se torna uma parte silenciosa dessa família. Ilo Ilo venceu o prêmio Caméra d’Or, para melhor longa-metragem de diretor estreante, no Festival de Cannes. Distribuidora: Esfera Cultural. Estreia prevista para 21/2/14.
Instinto Materno (Child's Pose/Pozitia copilului, 2013), de Calin Peter Netzer
Cornelia tem 60 anos e é infeliz. Seu filho Barbu, de 34 anos, luta para se tornar independente. Ele saiu de casa, tem seu próprio carro, tem uma namorada não é bem aceita por Cornelia e acima de tudo evita ao máximo a mãe amorosa. Quando Cornelia descobre que Barbu se envolveu num trágico acidente, seus instintos maternais a levam a fazer de tudo para salvá-lo da prisão. Ela espera então que ele volte a ser o filho dependente de antes. Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim. Distribuidora: Imovision. Sem previsão de estreia por enquanto.
Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (Inside Llewyn Davis, 2013), de Joel Coen e Ethan Coen
Llewyn Davis é um jovem cantor de folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Enquanto um inverno rigoroso assola Nova York, o rapaz, sempre com o violão na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis – começando pelos que ele próprio criou. Llewyn sobrevive graças à ajuda dos amigos e até de desconhecidos, aceitando todo o tipo de trabalho. Entre os cafés do Village e um clube sempre vazio de Chicago, suas desventuras o levam até uma audição com o grande produtor musical Bud Grossman. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Distribuidora: Paris Filmes. Sem previsão de estreia por enquanto.
Jogo das Decapitações (2013), de Sergio Bianchi
Leandro, um jovem estudante pressionado a finalizar seu mestrado, realiza pesquisas a respeito da ditadura militar no Brasil. Nesse processo, ele se depara com obra do artista recém-falecido Jairo Mendes e parte em busca de seu único filme, Jogo das Decapitações, censurado pelo governo em 1973. Ao mesmo tempo em que vive as manifestações populares eclodindo nas capitais brasileiras, ele começa a sentir uma conexão maior com o artista. Distribuidora: Pandora Filmes. Estreia prevista para 14/3/14.
La Jaula de Oro (2013), de Diego Quemada-Díez
Juan, Sara e Samuel, três adolescentes das favelas da Guatemala, tentam viajar para os EUA em busca de uma vida melhor. Em sua jornada pelo México, eles conhecem Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol. Viajando em trens de carga e caminhando sobre os trilhos dos trens, eles logo terão que encarar uma dura realidade. Grande vencedor da 37ª Mostra Internacional de Cinema. Elenco do filme premiado na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes. Distribuidora: Cafco Filmes. Sem previsão de estreia por enquanto.
Marina (2013), de Stijn Coninx
Itália, 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata. Distribuidora: Filmes da Mostra. Sem previsão de estreia por enquanto.
Miss Violence (2013), de Alexandros Avranas
No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Qual é o segredo que Angeliki guardou com ela? Por que sua família insiste em tentar esquecê-la e seguir em frente? Vencedor do Leão de Prata de direção e da Copa Volpi de melhor ator para Themis Panou no Festival de Veneza. Distribuidora: Esfera Cultural. Estreia prevista para 16/5/14.
O Lobo Atrás da Porta (2013), Fernando Coimbra
Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima, e Rosa, principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios. Rosa e Bernardo se conheceram num trem do subúrbio do Rio de Janeiro e tornaram-se amantes. Obcecada, Rosa desenvolve uma amizade secreta com Sylvia, sem que ela saiba de sua relação com o marido. Melhor Filme no Festival do Rio. Distribuidora: ainda não foi revelada. Sem previsão de estreia por enquanto.
Olho Nu (2013), de Joel Pizzini
Filme-ensaio que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico e o caráter libertário e político que permeia seu repertório. Distribuidora: Vitrine Filmes. Previsão de estreia para 7/2/14.
Outro Sertão (2013), de Adriana Jacobsen, Soraia Vilela
O filme relembra a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, resgatando a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram, uma entrevista inédita com o próprio escritor, cartas, contos e anotações em off revelam novos aspectos de sua biografia. Documentos inéditos e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Rosa naquela época. Distribuidora: ainda não foi revelada. Sem previsão de estreia por enquanto.
Pais & Filhos (Like Father, Like Son/Soshite chichi ni naru, 2013), de Hirokazu Kore-eda
Ryota ganhou tudo o que tem pela sua dedicação ao trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de ter uma vida perfeita e viver como um vencedor. Até que um dia ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Seu filho de seis anos de idade, Keita, não é realmente o seu filho – o hospital trocou os bebês. Ryota se vê forçado a tomar uma decisão e escolher entre as duas crianças. Vendo o carinho de Midori com Keita mesmo depois de saber sua origem, e relacionando-se com a família que criou seu filho verdadeiro, Ryota começa a questionar seu papel de pai durante esses seis anos. Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Distribuidora: Imovision. Estreia prevista para dezembro de 2013.
Riocorrente (2013), Paulo Sacramento
Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Exu é o porvir. Distribuidora: California Filmes. Estreia prevista para 11/4/14.
São Silvestre (2013), Lina Chamie
São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho – o ""corpo-a-corpo"" entre o homem e a cidade. Distribuidora: Pandora Filmes. Estreia prevista para 27/12/13.
The Wind Rises (2013), de Hayao Miyazaki
A animação conta a vida do designer de aviões Jiro Horikoshi e os principais acontecimentos históricos que afetaram sua trajetória. O jovem Jiro sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, Jiro entra na divisão de aviões de uma grande empresa de engenharia japonesa em 1927. Ele conhece e se apaixona por Nanoko, disfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação. Distribuidora: California Filmes. Sem previsão de estreia por enquanto.
Um Toque de Pecado (A Touch of Sin/Tian zhu ding, 2013), de Jia Zhang-ke
Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Um jovem operário troca de trabalho o tempo todo na tentativa de melhorar sua sorte na vida. Quatro pessoas, quatro províncias distintas. Uma reflexão sobre a vida contemporânea na China: um gigante econômico se esvaindo pela violência. Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Distribuidora: Paris Filmes. Estreia prevista para 6/12/13.
Uma Família em Tóquio (Tokyo Family/Tokyo kazoku, 2013), de Yôji Yamada
Shukichi e Tomiko, um casal de idosos, decidem deixar a vida quieta do interior para visitarem os filhos e netos em Tóquio. Quando chegam lá, descobrem que nem o filho mais velho, o médico Koichi, nem a filha mais velha, Shigeko, dona de um salão de beleza, tem tempo para eles. Até o filho caçula seguiu seu próprio caminho. Os dois idosos sentem-se sozinhos e atordoados na acelerada metrópole. O diretor Yoji Yamada atualiza o clássico Era Uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujiro Ozu, para o Japão de hoje. Distribuidora: Esfera Cultural. Estreia prevista para 3/1/14.
Wakolda (2013), de Lucía Puenzo
Patagônia, 1960. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva a Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. A “família-modelo” reacende sua obsessão pela pureza e perfeição, em particular Lilith, uma menina de 12 anos que aparenta ser menor que a sua idade. Desconhecendo a verdadeira identidade do médico, eles o aceitam como primeiro hóspede. Aos poucos, todos na família se rendem ao carismático homem, impressionados com sua elegância, conhecimento científico e dinheiro. Até que eles descobrem que estão vivendo com um dos maiores criminosos de todos os tempos. Distribuidora: Imovision. Sem previsão de estreia por enquanto.
P.S.: Dois filmes entrariam aqui na lista, mas já estão nas dicas do Circuito: Novembro - são os seguintes: Tatuagem e Morro dos Prazeres.
----------------BÔNUS; Meu top 10 da 37ª Mostra: (em ordem de preferência)
Cães Errantes (2013), de Tsai Ming-Liang
A Mulher do Policial (2013), de Philip Gröning
E Agora? Lembra-me (2013), de Joaquim Pinto
Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda
Inside Llewyn Davis (2013), de Joel Coen e Ethan Coen
Avanti Popolo (2012), de Michael Wahrmann
Norte, o Fim da História (2013), de Lav Diaz
Lições de Harmonia (2013), de Emir Baigazin
Uma Vida Comum (2013), de Uberto Pasolini
O Lobo Atrás da Porta (2013), de Fernando Coimbra
-----------------------------
http://37.mostra.org/br/home/
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom saber que Uma Família em Tóquio e o filme do Bianchi serão distribuídos. Basta torcer contra adiamentos.
ResponderExcluirVerdade, Pedro. E foram dois que eu queria ter visto, mas perdi. Espero que não sofram adiamentos constantes.
ResponderExcluirGrande abraço!
Como eu queria/quero poder assistir muitos filmes dessa lista. A principio tentarei ver os que constam na sua lista de 10. Deves ter aproveitado muito a mostra. Ah, como eu queria ir! Obrigada pelo post!
ResponderExcluir