segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Meus Favoritos de 2013

Reproduzirei aqui o mesmo post que vai ao ar no blog Espectador Voraz. Agradeço a todos por este ano maravilhoso, obrigado do fundo do coração por me acompanharem aqui. Aviso que estou me desligando do site Cinema Detalhado (foi muito bom enquanto durou, sou muito grato ao Tiago Britto e Silvano Vianna). Provavelmente ficarei algum tempo sem publicar também por aqui e no Espectador. Uma decisão difícil, mas necessária. Meu caminho está bem trilhado e espero voltar com novidades o mais breve possível. Um abraço e feliz 2014 a todos!

--

Mais uma lista dos melhores da temporada segundo o Espectador Voraz

Depois do querido chefe Celo Silva pronunciar seus favoritos do ano é agora minha vez de falar dos longas que mais me agradaram este ano. Um ano muito melhor que 2012, 2013 proporcionou grandes experiências cinematográficas para os cinéfilos não só no circuito comercial como também nas mostras e festivais que tiveram aqui no Brasil durante o ano. Vale destacar rapidamente como exemplo a exibição de 2001: Uma Odisséia no Espaço, em uma cópia excelente na maravilhosa sala do CineSESC em São Paulo, integrando a retrospectiva completa que teve do cineasta Stanley Kubrick (homenageado da 37ª Mostra Internacional de Cinema).

Há de se esclarecer que a lista abaixo feita por mim foi criada apenas se baseando nos filmes que estrearam no circuito comercial de 2013 em São Paulo. Não farei lista dos piores nem dos que entraram direto para home-vídeo. No entanto, destacarei no final bons filmes de 2013 que vi em mostras e festivais que estarão porvir nas salas brasileiras em 2014.

Enfim, obrigado a todos que me acompanharam aqui no Espectador Voraz este ano e desejo um ótimo ano novo a vocês, repleto de filmes marcantes, sejam eles blockbuster ou alternativo, que despertarão muitas emoções e reflexões. Dedos cruzados para que as boas salas de cinema ainda abertas por aqui não fechem em 2014. E viva a película!

Um abraço a todos e segue a lista:

1º Tabu (2012, Miguel Gomes) – Crítica aqui.

2º O Som ao Redor (2012, Kleber Mendonça Filho) – Crítica aqui.

3º Irmãs Jamais (2010, Marco Bellocchio) – Crítica aqui.

4º O Mestre (2012, Paul Thomas Anderson) – Crítica de Pedro Henrique Gomes aqui.

5º Camille Claudel, 1915 (2013, Bruno Dumont) – Crítica de Marcelo Hessel aqui.

6º A Hora Mais Escura (2012, Kathryn Bigelow) – Crítica aqui.

7º Era Uma Vez na Anatólia (2011, Nuri Bilge Ceylan) – Crítica de Marcelo Hessel aqui.

8º Deixe a Luz Acesa (2012, Ira Sachs) – Crítica de Marcelo Hessel aqui.

9º A Caça (2012, Thomas Vinterberg) – Crítica de Nelson Silva aqui.

10º Tatuagem (2013, Hilton Lacerda) – Crítica de Heitor Augusto aqui.


Rápidas menções honrosas: Killer Joe - Matador de Aluguel, de William Friedkin, Gravidade, de Alfonso Cuáron, Frances Ha, de Noah Baumbach, A Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog, Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, Depois de Maio, de Olivier Assayas, Cloud Atlas, de Andy & Lana Wachowski, Na Neblina, de Sergei Loznitsa, Vocês Ainda Não Viram Nada!, de Alain Resnais, Apenas o Vento, de Benedek Fliegauf, O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, Além das Montanhas, de Cristian Mungiu.

Em 2014 poderemos aguardar com efervescência a chegada aos cinemas dos ótimos filmes: Cães Errantes (2013/Malásia/Tsai Ming-Liang), Avanti Popolo (2013/Brasil/Michael Wahrmann), Os Dias com Ele (2013/Brasil/Maria Clara Escobar), Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum (2013/EUA/Joel & Ethan Coen), Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho (2013/Hungria/Danis Tanovic), O Lobo Atrás da Porta (2013/Brasil/Fernando Coimbra).

0 comentários:

Postar um comentário

Membro

Membro